Cantar Traz Benefícios para saúde! Entenda como!

A satisfação de cantar pra mim é enorme, e sabendo agora que cantar traz benefícios para saúde é gratificante, pois saber que uma coisa que me faz bem, feliz e realizada, também pode me ajudar e apoiar em todas as areas de minha vida na saúde física, psíquica e emocional é muito bom.

No ato de cantar liberamos endorfinas, o hormônio do bem-estar e da euforia, por isso, fazem com que sintamos imediatamente felizes, relaxados e sentindo prazer. Já reparou em você quando está cantando, o que sente? 

Os efeitos principais das endorfinas são essenciais para quem canta, pois nos ajuda física, mental e emocionalmente. Veja alguns destacados abaixo:

  • Melhoram a memória;
  • Melhoram a concentração;
  • Melhoram o bom humor;
  • Aumentam a resistência;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Aliviam as dores;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
  • Têm efeito antienvelhecimento;
  • Melhoram a vida sexual.

Cantar também libera oxitocina, ele é um remédio natural contra estresse e que alivia a depressão.  É conhecido como o hormônio do amor, pois é responsável por estimular a liberação do leite materno, por desenvolver apego e empatia entre pessoas; por produzir parte do prazer do orgasmo; e por produzir medo do desconhecido. 

Por isso, é que sentimos apego e empatia pelas pessoas que estão nos ouvindo quando cantamos.

E o motivo de muitas vezes termos medo de errar, de não agradar, de falhar, entre outros medos que sempre nos acompanham quando estamos cantando, é porque estamos produzindo mais oxitocina do que endorfinas. Saber tudo isso pode nos ajudar e muito, pois quando isso estiver acontecendo e o medo começar a nos paralisar, podemos produzir mais endorfina. Como? Sorrindo, abraçando… simples assim.

Isso mesmo, encontre motivos que te faça rir, faça ou ouça piadas, gargalhe da vida e dos outros. Estar e brincar com amigos também é ótimo. Fale coisas engraçadas e nada de negativo, pois isso não é bom pra ninguém, lembrando que queremos elevar nosso nível de alegria e não ao contrário.

Outra dica é comer chocolate, principalmente o amago, pois tem pouco açúcar, e qualquer outra comida que te faça feliz, até mesmo o simples arroz com feijão, se te faz bem.

Uma muito boa é, se abra ao amor. Namore, se relacione, trazer mais amor para a sua vida é uma ótima maneira de melhorar o seu nível de felicidade.

Pratique atos de bondade, faça o bem a quem precise, a quem não tenha motivos pra estar feliz. Em vez de perder tempo ficando triste, é difícil ouvir isso, eu sei, mas faça algo de que possa se orgulhar e trazer orgulho para a sua família. Você e seus entes queridos se sentirão bem. E te fará muito bem.

Via Cantareiros

Curiosidade: O Canto e a Frequência Cardíaca

Ao cantar com mais alguém, se pode sincronizar a frequência cardíaca, as batidas dos corações começavam a aumentar e diminuir na mesma frequência,  quando se canta em uníssono, ou seja, repetem juntos a mesma letra no mesmo tom, acontece a harmonia das vozes e mais essa mágica de sincronismo cardíaco pesquisado pelos suecos.

As vantagens de cantar sozinhos ou acompanhado são muitas, além do divertimento, felicidade e bem estar, nos trazem benefícios físicos, psíquicos e emocionais.

Agora faz todo o sentido do ditado popular ” Quem canta os seus males espanta”

Quem canta, em geral, vive mais.

Sempre cantei porque gosto, agora sabendo que faz bem a saúde, fica mais especial!

Bora cantar, ser feliz e ser saudável?