Como Cuidar da Voz e Arrebentar na Hora de Cantar

Alguns Cuidados Que Você Deve Ter Com Sua Voz!

 

Saber como cuidar da voz é uma das atenções que todos que gostam de cantar precisam dar atenção. Vou listar alguns hábitos que devemos evitar, para cantarmos com uma voz mais saudável!

1- Beber bastante água em temperatura natural! No mínimo 2 litros por dia, para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração. Os sucos de frutas também devem ser consumidos (especialmente as frutas cítricas).

2- Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que reduz a secreção e auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.

3 – Não se deve usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração e assim a produção dos sons.

4 – Não se deve usar pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica.

5 – Alimentos gordurosos e “pesados” antes das apresentações devem ser afastados pois dificultam a digestão. Prefira alimentos mais leves e de fácil digestão.

6 – Deve-se dormir bem! No mínimo, 8 (oito) horas por dia. Não se deve dormir de estômago cheio, pois pode provocar refluxo gastresofágico, o que é altamente prejudicial às pregas vocais.

7 – Em ambientes com ar condicionado, intensifique a hidratação, pois o ar é bastante seco e isso pode acarretar pigarros e alteração na qualidade de sua voz;

8 – Deve-se evitar ambientes com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se tiver alguma alergia.

9 – Evitar a competição sonora, ou seja, falar, cantar, usar da voz em lugares muito barulhentos. Do mesmo modo, os cochichos também não são tolerados, já que submetem as pregas vocais a um demasiado esforço.

Os gritos, pigarros, berros e até a fala em tom normal não é permitida por muito tempo sem a lubrificação das pregas vocais, nem mesmo, antes do uso da voz, o fumo, o uso de bebidas alcoólicas, pois isto não ajuda a tornar a voz mais límpida, mas justamente o contrário.

10 – Evitar os choques bruscos de temperatura.

Há ainda de se assegurar que se o indivíduo utiliza a voz profissionalmente, se é um profissional da voz, precisa saber como cuidar da voz, tornando-se assim essencial a consulta a um médico especialista que procederá na avaliação de seu aparelho fonador. O aparelho fonador é o instrumento de trabalho de tais indivíduos e sobretudo é único, merecendo, evidentemente, toda atenção necessária.

Dicas:

Não fumar, não beber, não usar drogas;

Evitar falar ou cantar quando estiver resfriado, evitar gelado;

Fazer exercícios físicos bem como os de articulação específicos para voz (pois as cordas vocais são músculos a serem trabalhados);

Não cochichar, não falar alto, não gritar;

Não comer chocolate e derivados de leite antes de cantar (engrossam a saliva);

Alimentar-se moderadamente neste mesmo dia;

Comer maçã que é bem saudável (afina a saliva e é adstringente);

Tomar sempre muita água (mantém a lubrificação das cordas vocais);

Evitar ambientes com muita fumaça e também ar condicionado;

Não chupar pastilhas sem orientação médica (podem causar efeito anestésico nas corsas vocais);

Dormir sempre muito bem (principalmente em véspera de show);

Não dobrar o pescoço pra trás quando canta ( travando assim a emissão do som);

Fazer sempre os exercícios para respiração, articulação, vocalizes de aquecimento, etc…

É muito importante saber como cuidar da voz para não precisar se preocupar com mais nada.

na hora de cantar esquecer toda a técnica (deixando fluir naturalmente) e cantar com o coração…

Essas dicas são da coach vocal Iara Negrete.

Com essas dicas você já terá um bom resultado. Mas, se você deseja avançar nos estudos, clique aqui.

Fica em Deus!

♫ Vilma ♫